segunda-feira, 29 de junho de 2009

Final Fantasy XIII

Conjure a força dos crystais para encarar os desafios do novo Final Fantasy.


Depois das imagens apresentadas na conferência de imprensa da Sony, os desenvolvedores da Square Enix resolveram apresentar um pouco mais do tão esperado Final Fantasy XIII.


Apesar do jogo ainda não se encontrar em um estágio em que demonstrações jogáveis sejam possíveis, o diretor do título, Motomu Toriyama mostrou um pouco do que já está pronto e como a jogabilidade irá funcionar.


Do que se trata mesmo?

Snow, Vanille, Lightning e Shiva entraram em ação e mesmo sem revelar um detalhe sequer da trama deram uma boa ideia do que está por vir. Para os que estavam vivendo em uma caverna no meio do Cazaquistão, a história da nova edição da aclamada franquia de jogos de RPG, gira em torno de dois povos os que habitam a cidade flutuante de Cocoon e os pobres coitados que sobrevivem na superfície do planeta Pulse.


Pulse se estende ao longo de toda a superfície do planeta, povoada por monstros e alguns poucos humanos, enquanto Cocoon é uma cidade hiper-futurista fortemente apoiada na maia e tecnologia criadas a partir dos tradicionais Crystais da série — que dessa vez assumem forma humana.

Criada e protegida pelo poderoso Crystal, que obviamente possui uma agenda própria no que diz respeito aos humanos. Os cidadãos e o governo teocêntrico de Coocon são extremamente desconfiados de qualquer indivíduo que tenha algum tipo de contato com os habitantes de Pulse.

De volta a E3

A demonstração revelada pela Square Enix durante a última Electronic Entertainment Expo deu um gostinho de como irá funcionar o enigmático sistema de batalha de Final Fantasy XIII. A área do combate mostrada era ampla e espaçosa, com prédios depredados, ou em ruínas. Snow, o loiro misterioso que já é figura carimbada nos trailers do jogo, aparece liderando um grupo de aventureiros.






Como em Final Fantasy XII, você só pode comandar um personagem de cada vez. Como já pode ser vista anteriormente os jogadores também poderão controlar Lightning — a estrela do primeiro vídeo liberado e grande protagonista do jogo — portanto isso significa que conforme você avance na história irá controlar diferentes membros da sua equipe.

A estrutura de combate para ser uma versão 2.0 de tudo que já foi visto ao longo da franquia que é carro-chefe da Square Enix. Dessa forma, você encontra a velha barra de tempo, mas com algumas diferenças. A barra é segmentada, sendo que esses blocos indicam quando ataques você pode realizar em sequência, porém cada ação custa uma determinada quantia de pontos, algo que limita seus ataques em cada turno.

Na versão apresentada na E3 a barra indicava quatro parte, o que significa que você poderia encadear quarto ataques simples — ou um golpe simples e outro movimento especial com valor máximo de três. E não precisa se ocupar com o tamanho e divisão da barra, já que esta irá mudar de acordo com a evolução do seu herói.

A seleção de comandos permanece bem similar a das outras versões da série, mas com muito mais opções. A primeira escolha do cardápio está atrelada a forma de ataque (físico, mágico, ou utilização de itens), ao confirmar em assault, como são relacionados os ataques físicos, uma nova lista de opções irá aparecer, escolha as suas ações e coloque-as na lista de espera.


Conjurando as forças da natureza


Toriyama aproveitou a E3 para demonstrar o novo sistema de summons. Utilizando Shiva e o modo Gestault, o diretor explicou que cada personagem vai possuir um summon especial. Snow e Shiva são parceiros, portanto quando Shiva foi conjurada pelo rapaz, os outros integrantes da equipe de Snow desapareceram da tela.

Shiva surge na forma de gêmeas que seguram uma enorme roda. Quando Shiva se transforma em uma ferramenta que Snow pode utilizar no combate (como um espada, por exemplo) o summon entra no que foi chamado de modo Gestault.

Cada summon contará com uma transformação diferente sendo que estas trans-configurações estarão diretamente relacionadas às habilidades e atributos de seus parceiros humanos que os conjuraram. No caso, as gêmeas de Snow se transformam em um motocicleta, permitindo assim que Snow queime muito mais do que borracha através do campo de batalha. Para garantir uma jogabilidade mais intuitiva os controles também tiveram que se remodelar, tornando-se mais voltados para a ação.
Final Fantasy XIII ainda não tem data de estreia confirmada, mas espera-se que o jogo seja lançado na metade do ano que vêm para o PS3 e Xbox 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário